SCUBIC, vencedor da categoria “Operações” na Wex Global 2020 em Valência

Bruno Abreu is Executive Director of Scubic.
  • A SCUBIC é a empresa portuguesa que permite reduções de 20 % nos custos de energia no bombeamento de água potável
  • A empresa ganhou no Water Startup Europe Awards em Portugal 2019
  • A startup recebeu um prémio de 10.000 euros e foi acelerado pela Finnova

Wex Global 2020, o evento mais importante no sector da água e energia realizado esta semana em Valência, premiou a empresa portuguesa SCUBIC na categoria de ‘Operações’. O Prêmio Operações reconhece contribuições inovadoras excepcionais para a economia do ciclo de vida, eficiência e confiabilidade de qualquer água, águas residuais, dessalinização ou planta coletiva do setor.

SCUBIC é uma plataforma inteligente para gestão em tempo real de redes de abastecimento de água. O SCUBIC otimiza as operações de bombeamento, responsáveis por mais de 40% dos gastos operacionais, garantindo reduções até 20% da fatura energética. Bruno Abreu, diretor executivo da Scubic, recebeu o prêmio em Valência.

Prêmio Inovação H2O em 2019

SCUBIC, nasceu na Universidade de Aveiro (Portugal) e ganhou o prémio H2O Innovation by Águas de Gaia no 9º Concurso de Empreendedorismo Montepio Acredita Portugal e Water Startup Europe Awards em 2019. Desenvolver soluções inteligentes na área da eficiência energética e dos sistemas de gestão de redes inteligentes de distribuição de água é o grande objetivo desta empresa cuja semente foi semeada no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM). A empresa recebeu um prémio no valor de 10.000 euros, nomeadamente um bilhete de aceleração europeu que lhe permitiu ampliar o seu projecto em parceria público-privada, optando por um projecto de subvenção de 5 milhões de euros no âmbito da convocatória de Acções Inovadoras Urbanas, em colaboração com a Câmara Municipal de Gaia. 

Além disso, a SCUBIC teve uma formação em Bruxelas e uma agenda de trabalho em rede.  Além de receber orientação especializada de especialistas da Finnova Foundation’s Startup Europe Accelerator em chamadas para  EU como H2020, Life ou acesso à tutoria legal em propriedade intelectual e direito administrativo ambiental.